Pesquisa

O iLeya tem como objetivo fomentar pesquisas em várias áreas científicas, como no âmbito das Ciências da Saúde e das Ciências Sociais Aplicadas. Desde o ano de sua criação o iLeya desenvolve pesquisas sistemáticas e organizadas na esfera da Ciência do Direito. Atualmente, ampliou seu campo de pesquisas para as áreas de Enfermagem e Recursos Humanos.

A partir de um norte comprometido com a responsabilidade da sociedade civil organizada de buscar soluções para grandes problemas nacionais, o iLeya exerce e apoia a pesquisa de instrumentos jurídicos para o combate das deficiências nacionais em tema de prevenção e repressão à criminalidade e estímulo à uma cultura de respeito à legalidade.

O iLeya organiza-se internamente em vários grupos de pesquisas, dos quais participam todos os membros do seu corpo docente permanente, além de destacados juristas, que auxiliam na condição de professores visitantes.

Linhas de pesquisas

º Teoria do Crime e Teoria da Pena no Século XXI

º Prevenção e Combate à Criminalidade Organizada, Inteligência e Segurança Pública

º O Sistema Penal Brasileiro e os Direitos Humanos

º A Negociação pelo Ministério Público, Direito Restaurativo e outras Alternativas de Simplificação do Processo Penal Brasileiro

º Assistência de Enfermagem através de Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária

º Saúde da Mulher

º Enfermagem Neonatal

º Saúde Coletiva (a assistência de enfermagem na atenção primária)

º Gestão de Cultura organizacional

º Seleção de Pessoas

º Desenvolvimento de Pessoal

º Gestão de Cargos e Salários

º Legislação Trabalhista

º Qualidade de Vida no Trabalho e Saúde Ocupacional

º Gestão Estratégica de Pessoas

º Gestão de Benefícios

Iniciação Científica

O Instituto Leya de Educação Superior entende a promoção da iniciação científica como um processo educativo fundamental para a criação e a cultura de investigação na IES, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e da extensão.

A iniciação científica deve ocorrer no contexto de projetos desenvolvidos por docentes, ligados às linhas de ação definidas pela instituição, ou, pelo menos, por meio da monitoria, que assume uma relação fundamental com a iniciação científica.

Deve também estar integrado ao ensino, não fazendo da iniciação científica um simples programa de bolsa ou de estímulos para um grupo selecionado. Nela devem ser despertadas ações didático-pedagógicas para os estudantes, constituindo o cerne de todo processo educativo.

A iniciação científica no Instituto Leya de Educação Superior tem como objetivos:

Em relação aos estudantes:

  • despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais, para sua participação efetiva em projetos científicos;
  • proporcionar o domínio da metodologia científica, assim como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade;
  • despertar uma nova mentalidade em relação às atividades científicas;
  • preparar o estudante participante de programa de bolsa de iniciação científica para o acesso à pós-graduação;
  • aumentar a produção acadêmica dos discentes bolsistas;
  • proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos científicos e o estímulo ao desenvolvimento científico e da criatividade.

Em relação à Instituição:

  • contribuir para a sistematização e institucionalização da iniciação científica na IES;
  • propiciar condições institucionais para o atendimento aos projetos científicos;
  • tornar as ações institucionais intensamente ativas e competitivas na construção do saber;
  • possibilitar a implementação otimizada das atividades interdisciplinares;
  • possibilitar maior integração entre a graduação e a pós-graduação;
  • assegurar suporte qualitativo da formação profissional dos estudantes do Instituto Leya de Educação Superior.

Em relação aos docentes:

  • estimular professores a engajarem-se no processo acadêmico;
  • estimular o aumento da produção científica dos docentes;
  • incentivar o envolvimento de docentes em atividades de iniciação científica.

A atividade científica está estruturada em linhas com base em áreas temáticas que seguem as vertentes descritas abaixo:

  • estimular professores a engajarem-se no processo acadêmico;
  • mercado e ambiente de trabalho e perfil profissional, objetivando investigar as condições de absorção dos profissionais pela indústria, comércio e serviços, a fim de alimentar um banco de dados e análises sobre o universo mercadológico na cidade e região;
  • processo de gestão da informação e tecnologia, que se propõe estudar o desempenho em redes nas organizações de portes diversos e os recursos para tornar mais ágeis as trocas de informação em ambientes de tecnologia interligada;
  • estudos para o desenvolvimento de aplicativos com finalidades educacionais, além de suporte à gestão da saúde.
  • estudos acerca dos conhecimentos afro-brasileiros e indígenas com o objetivo de ampliação e fortalecimento de bases teóricas para a educação brasileira.

O iLeya pretende colaborar com o desenvolvimento da iniciação científica por meio de trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelas disciplinas dos cursos que oferece, bem como por meio de evento científico a ser desenvolvido anualmente, onde serão apresentados trabalhos relevantes elaborados pela comunidade acadêmica.

Para o apoio ao desenvolvimento das ações de pesquisa, iniciação científica bem como a produção de trabalhos monográficos o Instituto Leya de Educação Superior, foi criado o Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Este Núcleo institui normas e regulamentos em que os estudantes deverão estar embasados quando desenvolverem seu trabalho monográfico. Não obstante auxilia os discentes na elaboração dos trabalhos através de minicursos onde são aprofundados conhecimentos sobre métodos de pesquisa, auxilia o discente no desenvolvimento da proficiência escrita, adequada a relatórios técnicos, bem como, sintetiza e sistematiza os principais elementos desenvolvidos ao longo do curso de graduação.

O Núcleo foi criado para incentivar a participação discente em projetos de pesquisa sob- orientação dos docentes da IES, possibilitando a interdisciplinaridade ou o início de uma especialização dentro de seu curso de formação.

Trabalhar no desenvolvimento de um projeto de pesquisa significa para o estudante universitário um importante passo na formação acadêmica, bem como um diferencial para futuramente ingressar em programas de mestrado e doutorado no país. Para os docentes, a orientação de trabalhos científicos apresenta-se como uma forma de fortalecer seu histórico acadêmico-profissional, para além do ensino em sala de aula. E para a Instituição, o vínculo entre docentes e discentes em pesquisa possibilita um elemento de produtividade dentro do quadro de suas atividades.

Logo, a política e as práticas de pesquisa ou iniciação científica, de inovação tecnológica e de desenvolvimento artístico e cultural, alinham-se com o uso de práticas acadêmicas voltadas à produção e à interpretação do conhecimento, existindo linhas de pesquisa e de trabalho transversais aos cursos ofertados e mecanismos de transmissão dos resultados para a comunidade.

Seja você também um pesquisador!

Em breve, acesse o REGULAMENTO PARA BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -2019

Comitê de Ética e Pesquisa

O CEP do iLeya é uma instância colegiada independente, de natureza consultiva, deliberativa e educativa, que tem como finalidade principal a avaliação e o acompanhamento dos projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, visando a garantia da integridade e dignidade dos sujeitos envolvidos na pesquisa.

Todos os projetos com intervenção direta, como os da área de saúde, devem ser submetidos ao CEP via e-mail institucional. Os projetos cuja realização dependa de um questionário aplicado para um determinado grupo, também devem ser submetidos, uma vez que os aspectos avaliados não se restringem ao plano dos danos físicos, mas também aos possíveis danos morais.

São integrantes do CEP do iLeya:

  • Elisaide Trevisam – Coordenadora do Curso de Direito
  • Karine Ataíde – Coordenadora do Curso de Enfermagem