CPA – Comissão Própria de Avaliação

Para o iLeya, a autoavaliação institucional investe-se de caráter pedagógico na busca de melhoria e de autor regulação, de compreensão da cultura e da vida da instituição em sua pluralidade acadêmica e administrativa, sustentada na participação dos agentes universitários (estudantes, professores, funcionários e comunidade externa); de desenvolvimento de um processo social e coletivo de reflexão, de produção e socialização de conhecimentos sobre a instituição e os cursos, de compreensão e interpretação do conjunto institucional e de incentivo para a ação transformadora.

A ênfase no processo de autoavaliação fundamenta-se na busca de articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, definida em seu PDI e voltada para a formação, responsabilidade social e transformação institucional.

A capacidade de desenvolver consciência crítica sobre os problemas e a realidade institucional é um objetivo fundamental, pois todo processo genuíno de autoavaliação institucional tem que levar em consideração os indicadores internos e externos, que venham a ser obtidos por instrumentos e meios confiáveis.

Dentro dessa linha, promove-se a distribuição dos dados e informações obtidos, a fim de subsidiar os colegiados e os gestores da Instituição, os quais têm as atribuições de interpreta-los, a fim de aperfeiçoar a gestão e as políticas de ensino, pesquisa e extensão.

Juntamente com as finalidades propostas pelo Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES), o princípio norteador para o seu processo de autoconhecimento baseia-se em experiências bem-sucedidas e potencialidades, identificando, contudo, pontos a serem aperfeiçoados.

O Projeto de Autoavaliação Institucional do iLeya tem como finalidade tornar a prática da autoavaliação institucional uma ação norteadora na tomada de decisões, proporcionando reflexão permanente das ações. Visa fortalecer as relações da Instituição com a sociedade civil, públicas e outras instituições, com a comunidade ao trabalhar para assegurar a qualidade de seus cursos e de todas as outras atividades acadêmicas e culturais. Assim, a CPA realiza os compromissos e responsabilidades sociais da IES, da promoção dos valores democráticos, do respeito às diferenças e às diversidades, da afirmação da autonomia e da identidade institucional, e presta informações solicitadas ao INEP-MEC.

Finalidades e Objetivos da Autoavaliação da IES

Objetivo Geral

Sistematizar, desenvolver e alicerçar o processo de avaliação institucional como forma de subsidiar a gestão acadêmica e administrativa, possibilitando o aprimoramento na sua qualidade de forma contínua para o cumprimento de sua Missão institucional.

Objetivo Geral

  • Implantar a cultura de avaliação no iLeya, a partir da sensibilização da comunidade acadêmica interna e comunidade externa como forma de autocrítica, autoconhecimento e redirecionamento de metas e estratégias, coerentes ao PDI vigente;
  • Implementar métodos de aplicação dos instrumentos avaliativos e de divulgação efetivos dos resultados do processo avaliativo;
  • Identificar as fragilidades e potencialidades da Instituição com vistas ao seu aperfeiçoamento gerencial;
  • Contribuir para a melhoria dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, e pós-graduação lato sensu, em parceria com os coordenadores de cursos;
  • Contribuir para a melhoria do corpo acadêmico (docentes e gestores da área acadêmica);
  • Contribuir para a melhoria das Coordenações de Estágios, de responsabilidade social e de extensão, da iniciação científica;
  • Contribuir para a melhoria das relações e atendimento ao egresso dos cursos de graduação e de cursos de pós-graduação lato sensu;
  • Contribuir para a disseminação e apropriação dos resultados e procedimentos da Comissão de Avaliação;
  • Acompanhar e promover as avaliações externas dos cursos e da Instituição;
  • Incluir em suas análises as recomendações oriundas dos processos avaliativos internos e externos, oficiais e do sistema avaliativo próprio;
  • Avaliar a satisfação/insatisfação do corpo acadêmico e do corpo discente, docente e técnico-administrativo em relação à cadeia de serviços.

Fluxos do Processo da CPA

Dimensões do SINAES

Constituição e Funcionamento da Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) compõe-se de:

Segmento Atividades responsáveis
Coordenador
  • Estruturar o processo de autoavaliação de acordo com o SINAES;
  • Convocar e coordenar reuniões ordinárias e extraordinárias da CPA;
  • Supervisionar os grupos de trabalho relacionados com a autoavaliação;
  • Realizar e coordenar reuniões com os representantes da comunidade acadêmica para apresentação dos resultados da autoavaliação;
  • Supervisionar o acompanhamento e a avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
  • Elaborar relatórios sobre os resultados da autoavaliação institucional para a comunidade acadêmica.
Docente
  • Avaliação das atividades de extensão desenvolvidas pela instituição;
  • Acompanhar a implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), estabelecendo diálogos para sua revisão e reelaboração;
  • Definir a metodologia para análise e interpretação dos dados coletados;
  • Cooperar para a elaboração e formatação dos relatórios;
  • Apresentar as demandas e as propostas do corpo docente dos cursos;
  • Elaborar projetos de intervenção na comunidade acadêmica relacionados com a autoavaliação.
Discente
  • Subsidiar a comissão com informações e perspectivas do corpo discente;
  • Avaliação do processo ensino-aprendizagem;
  • Auxiliar na elaboração das atas de cada reunião;
  • Formular propostas para melhoria da qualidade dos serviços educacionais da instituição.
Técnico-administrativo
  • Subsidiar a CPA com dados e informações institucionais referentes às avaliações externas e internas;
  • Auxiliar na avaliação da gestão institucional;
  • Sensibilizar e mobilizar a comunidade acadêmica a participar ativamente no processo de autoavaliação;
  • Divulgar os resultados da autoavaliação para a comunidade interna da instituição;
  • Verificar as condições de infraestrutura para o desenvolvimento dos trabalhos da CPA;
  • Contribuir para o planejamento do processo de autoavaliação.
Tutor
  • Avaliação das atividades de tutoria desenvolvidas pela instituição;
  • Acompanhar a implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), estabelecendo diálogos para sua revisão e reelaboração;
  • Definir a metodologia para análise e interpretação dos dados coletados;
  • Cooperar para a elaboração e formatação dos relatórios;
  • Apresentar as demandas e as propostas de tutores dos cursos;
  • Elaborar projetos de intervenção na comunidade acadêmica relacionados com a autoavaliação.
Sociedade civil
  • Avaliação das ações e programas de Responsabilidade Social;
  • Divulgar os resultados da autoavaliação para a comunidade externa da instituição.
  • Definir a metodologia para análise e interpretação dos dados coletados;
  • Avaliação das ações comunitárias.

SELO DA CPA

Imagem exclusiva da CPA que será colocada em todas as ações e transformações resultantes das conclusões dos relatórios das autoavaliações institucionais, no âmbito físico ou digital, para indicar que as mesmas foram devidamente implantadas na comunidade acadêmica.

CPA DEZEMBRO 2018