Para o iLeya, a autoavaliação institucional investe-se de caráter pedagógico na busca de melhoria e de autor regulação, de compreensão da cultura e da vida da instituição em sua pluralidade acadêmica e administrativa, sustentada na participação dos agentes universitários (estudantes, professores, funcionários e comunidade externa); de desenvolvimento de um processo social e coletivo de reflexão, de produção e socialização de conhecimentos sobre a instituição e os cursos, de compreensão e interpretação do conjunto institucional e de incentivo para a ação transformadora.
A ênfase no processo de autoavaliação fundamenta-se na busca de articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, definida em seu PDI e voltada para a formação, responsabilidade social e transformação institucional.
A capacidade de desenvolver consciência crítica sobre os problemas e a realidade institucional é um objetivo fundamental, pois todo processo genuíno de autoavaliação institucional tem que levar em consideração os indicadores internos e externos, que venham a ser obtidos por instrumentos e meios confiáveis.
Dentro dessa linha, promove-se a distribuição dos dados e informações obtidos, a fim de subsidiar os colegiados e os gestores da Instituição, os quais têm as atribuições de interpreta-los, a fim de aperfeiçoar a gestão e as políticas de ensino, pesquisa e extensão.
Juntamente com as finalidades propostas pelo Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES), o princípio norteador para o seu processo de autoconhecimento baseia-se em experiências bem-sucedidas e potencialidades, identificando, contudo, pontos a serem aperfeiçoados.
O Projeto de Autoavaliação Institucional do iLeya tem como finalidade tornar a prática da autoavaliação institucional uma ação norteadora na tomada de decisões, proporcionando reflexão permanente das ações. Visa fortalecer as relações da Instituição com a sociedade civil, públicas e outras instituições, com a comunidade ao trabalhar para assegurar a qualidade de seus cursos e de todas as outras atividades acadêmicas e culturais. Assim, a CPA realiza os compromissos e responsabilidades sociais da IES, da promoção dos valores democráticos, do respeito às diferenças e às diversidades, da afirmação da autonomia e da identidade institucional, e presta informações solicitadas ao INEP-MEC.
Sistematizar, desenvolver e alicerçar o processo de avaliação institucional como forma de subsidiar a gestão acadêmica e administrativa, possibilitando o aprimoramento na sua qualidade de forma contínua para o cumprimento de sua Missão institucional.
Segmento | Atividades responsáveis |
---|---|
Coordenador |
|
Docente |
|
Discente |
|
Técnico-administrativo |
|
Tutor |
|
Sociedade civil |
|
Imagem exclusiva da CPA que será colocada em todas as ações e transformações resultantes das conclusões dos relatórios das autoavaliações institucionais, no âmbito físico ou digital, para indicar que as mesmas foram devidamente implantadas na comunidade acadêmica.
CPA DEZEMBRO 2018© 2024 iLeya - Todos os Direitos Reservados.
Este site utiliza informações do seu dispositivo para personalizar a comunicação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar este site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.