Graduação em Enfermagem

O Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Saúde Unyleya proporcionará a aquisição de competência técnica, científica, humanista, compromisso social, ético e político, capaz de compreender e intervir sobre problemas/situações do processo saúde-doença e atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, nos diferentes cenários das práticas de atuação do profissional enfermeiro, no âmbito local e regional, no contexto do SUS - Sistema Único de Saúde e na perspectiva da saúde integral do ser humano.

O que esperar do seu curso?

Constituem objetivos específicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem:
• desenvolver a capacidade crítica do estudante na análise da realidade de saúde da população;
• proporcionar situações em que o estudante possa refletir sobre a influência da concepção do indivíduo como um ser histórico e social na determinação do processo saúde-doença;
• desenvolver habilidades para a realização de ações de cuidado;
• gerar capacidade de intervenção nos problemas de saúde da população;
• proporcionar ao estudante o equilíbrio entre o desenvolvimento das competências técnicas, científicas e humanísticas, por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
• permitir ao estudante seu aprendizado interdisciplinar visando à integração entre teoria e prática;
• buscar o desenvolvimento de atividades acadêmicas integrando o ensino, o serviço de saúde e a comunidade;
• refletir sobre o processo de trabalho em saúde e na Enfermagem, buscando atuação ética e visando à transformação do modelo assistencial em saúde;
• desenvolver a capacidade do estudante de atuar na equipe multiprofissional/interdisciplinar de saúde, buscando a integralidade da atenção à saúde do indivíduo;
• possibilitar a formação técnica e crítica tendo como referência os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

  • Duração do curso:5 anos (10 semestres)
  • Requisitos: ter concluído o Ensino Médio
  • Turno: Noturno
  • Intercâmbio acadêmico: Universidade de Aveiro em Portugal.

o que você vai aprender?

A organização curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto LeYa de Educação Superior é semestral. O limite mínimo estabelecido para a integralização do curso é de cinco anos (dez semestres), com o tempo máximo de conclusão definido conforme Regimento Institucional. O curso totaliza 4110 horas, sendo 2355 horas-aula de atividades teóricas, 720 h de práticas, 885 horas de estágios curriculares obrigatórios, e 150 horas de atividades complementares que somadas equivalem a 274 créditos. Vale destacar que o Curso de Enfermagem prevê na sua organização curricular um conjunto de disciplinas denominadas Vivências em saúde a partir do 1º semestre do curso, o que oportuniza aos estudantes o contato com a realidade do mundo do trabalho em saúde, abrangendo o ambiente hospitalar, a rede básica de saúde, instituições de ensino e organizações não-governamentais.
As atividades práticas supervisionadas (APS) iniciam no 3º semestre, permitindo na disciplina, a efetiva integração teoria e prática, respeitando-se, sempre, as orientações dos serviços de saúde e do Conselho Federal de Enfermagem, através da resolução COFEN nº 371/2010. Já os estágios curriculares obrigatórios ocorrem nos três últimos semestres do curso (8°, 9º e 10º, respectivamente) na rede básica de serviços de saúde e comunidades e em hospitais gerais e especializados e ambulatórios.
Ademais, o Curso de Enfermagem busca desenvolver nas estudantes competências para a atuação num mundo moderno e globalizado, para tanto a organização curricular prevê a utilização de ferramentas tecnológicas em determinadas disciplinas como estratégia de inserção na era tecnológica.
Dessa forma, a matriz curricular está organizada em módulos progressivos e integrados de formação, de acordo com os princípios que regem a assistência ao paciente, em que o desenvolvimento das competências e habilidades do enfermeiro(a), a aquisição de valores éticos e a cultura da sensibilidade estão centrados no conceito de respeito ao paciente.
Essa organização curricular atende ao princípio da política da equidade por reconhecer e valorizar conhecimentos, competências e habilidades e atitudes adquiridas pelo aluno dentro ou fora da escola, inclusive no mundo do trabalho.
A matriz curricular apresenta uma proposta flexível de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, no sentido em que transcende os espaços da sala de aula e da mera transmissão de conhecimentos, permitindo sua construção com base epistemológica por meio da flexibilização de metodologias e abordagens de ensino.
A flexibilização curricular contempla a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na medida em que possibilita diferentes opções de ensino e aprendizagem, incluindo as disciplinas optativas, denominadas de Tópicos Especiais, bem como atividades complementares.
Por fim, para atender ao que dispõem o Parecer CNE/CES n.º 261/2006 e a Resolução CNE/CES nº 3/2007 quanto à carga horária mínima dos cursos superiores mensurada em horas (60 minutos), o efetivo trabalho acadêmico, desenvolvido pelo(a) docente e registrado neste Projeto Pedagógico de Curso, nos Planos de Ensino de cada Disciplina e nos Diários de Classe a elas referentes, deve especificar a carga horária como:
a) preleções e aulas expositivas presenciais, coordenadas e mediadas efetivamente pelo(a) docente em sala de aula;
b) atividades práticas supervisionadas (APS) e acompanhadas pelo (a) professor(a), desenvolvidas externamente à sala de aula.
Para o registro de quaisquer das atividades acadêmicas, tanto no Plano de Ensino, como no Diário de Classe, há dois novos campos a serem preenchidos por todas as Disciplinas e para todas as turmas, com exceção dos Estágios Curriculares Supervisionados:
a) campo da carga horária destinada a preleções e aulas expositivas;
b) campo da carga horária de atividades práticas supervisionadas (APS).

PROCESSO SELETIVO

Graduação em Enfermagem (Presencial)

Duração do Curso 5 anos (10 semestres)

Requisito Ter concluído o Ensino Médio

Turno Noturno

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EXTENSÃO ACADÊMICA

O iLeya desenvolve diversas atividades de extensão de caráter permanente, por meio de ações interdisciplinares e multidisciplinares que envolvem professores, estudantes e servidores técnico-administrativos. Trabalha com programas e projetos, cursos, eventos e um calendário de atividades culturais. Destacam-se atividades com pessoal da terceira idade, crianças e adolescentes e o envolvimento de projeto com empresas da região e da comunidade do Entorno.

INTERCÂMBIO ACADÊMICO

O Programa de Mobilidade Acadêmica previsto para o iLeya é o de intercâmbio internacional em convênio com a Universidade de Aveiro em Portugal. Tal possibilidade oferece aos seus acadêmicos a oportunidade de vivenciar experiências acadêmicas, culturais e turísticas diferentes e valiosas, tanto para o seu currículo quanto para sua vivência pessoal, permitindo cursar disciplinas por semestre e realizar viagens de estudos, assim como integrar-se a projetos de pesquisa e extensão no exterior.

Objetivos do Programa de Mobilidade Internacional:

  • Oportunizar a acadêmicos, a internacionalização de estudos e atividades para aprendizagem intercultural;
  • Propiciar experiências multiculturais e interdisciplinares de extensão, pesquisa e ensino no exterior, em parceria com instituições estrangeiras;
  • Privilegiar a formação acadêmica alicerçada na abordagem flexível e transversal de temas pertinentes e aderentes às áreas do conhecimento em cooperação com as instituições de ensino estrangeiras;
  • Capacitar os participantes para viver e conviver em ambientes com crescente diversidade de pessoas, culturas e estilos de vida;
  • Capacitar os participantes para viver e conviver em ambientes com crescente diversidade de pessoas, culturas e estilos de vida;

O programa proporciona a estudantes a oportunidade de estudar disciplinas do seu curso no exterior, podendo aproveitar na unidade de origem os créditos das disciplinas cursadas na universidade conveniada.

Outras atividades -- como a realização de visitas técnicas e participação em atividades de extensão e pesquisa -- também poderão ser validadas, uma vez que sejam devidamente comprovadas através de documento da unidade promotora da atividade.

Assim, sendo, a política institucional para a internacionalização está articulada neste documento, apresentando atividades voltadas para programas de cooperação e intercâmbio. Essas atividades são coordenadas por um grupo regulamentado, que é responsável por sistematizar acordos e convênios internacionais de ensino e de mobilidade docente e discente, buscando sempre atividades inovadoras.

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