Social

O Instituto Leya de Educação Superior se pauta pelo princípio da responsabilidade social para desenhar sua política de extensão, por meio de uma governança moderna e adequada as necessidades sociais. Fazem parte da política de responsabilidade social do Instituto Leya de Educação Superior:

  • Desenvolver a cultura de responsabilidade social em todos os níveis das atividades educacionais por meio dos Projetos Pedagógicos dos Cursos.
  • Incentivar as representações estudantis, como forma de desenvolvimento do conceito de cidadania e de responsabilidade social.
  • Estimular projetos que ofereçam cursos gratuitos que gerem perspectiva de ingresso no mercado de trabalho e atendam aos profissionais que buscam novos conhecimentos e atualização em suas áreas.
  • Disponibilizar o Sistema de Bibliotecas do Instituto Leya de Educação Superior para toda comunidade acadêmica com o objetivo de estimular a investigação científica e cultural, contribuindo para a formação acadêmica e profissional de seus usuários.
  • Promover projetos comunitários visando desenvolver nos atores envolvidos a conscientização a respeito da educação ambiental, direitos humanos e inclusão social.
  • Estabelecer parcerias, como forma de se integrar nas diversas esferas que tenham interseção com as áreas de conhecimento desenvolvidas nesta IES.

Ação Comunitária no Lar dos Velhinhos Maria Madalena

20 de maio de 2018

Semana Da Enfermagem 2018

12 de maio de 2018

As políticas de responsabilidade social são focadas em cinco dimensões:

  • Inclusão social.
  • Direitos humanos e diversidade.
  • Desenvolvimento econômico.
  • Gestão socioambiental.
  • Memória e patrimônio cultural.
  • Saúde integral, esporte e lazer.

O Instituto Leya de Educação Superior prevê sua inserção em projetos de ação social de iniciativa dos governos Federal, Estadual e Municipal, de setores empresariais ou de outras entidades da sociedade civil.

iLeya na ação social da escola 325 de Samambaia

A equipe de professores e alunos do Instituto Leya de Educação Superior - iLeya participou na quinta-feira (22/11/2018) da IV ação social “Você Conseg” realizada na escola 325 de Samambaia. O evento promovido pela administração da região, contou com a participação das famílias e teve como objetivo oferecer orientações e serviços básicos de saúde à comunidade local, com a presença de cerca de 1.500 pessoas.

As equipes distribuíram para as famílias, folders que traziam dicas de higiene bucal e câncer de boca; cuidados e orientações de como prevenir o câncer de pele; uso, guarda e descarte de medicamentos e informações a respeito dos riscos da automedicação. Também realizaram serviços de verificação de pressão arterial, glicemia e distribuição de kits de higiene bucal.

Para a Coordenadora da Graduação em Enfermagem, Karine Ataíde, foi uma participação importante pelo compromisso social. “Um dos pontos da missão do iLeya é unir saúde e educação como compromisso social e divulgar noções básicas de saúde para comunidade. O retorno dessas ações beneficia todas as partes envolvidas”.

A participação do iLeya aconteceu a partir do convite do Presidente do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) Agenildo Neri. O presidente afirmou que a meta é fazer sempre ações desse tipo e contar com a parceria de instituições como o iLeya. “A disponibilidade do iLeya em participar dessa ação trouxe ao evento mais credibilidade. Foi muito importante, pois nossa comunidade é muito carente e, basicamente, formada por famílias pobres – sem acesso a informações e serviços tão essenciais. Quero agradecer muitíssimo aos envolvidos”.

Consolidada no segmento EAD, a Unyleya Educacional abriu as portas do Instituto Leya de Educação Superior - iLeya em Águas Claras no início de 2018, com cursos de Graduação presencial em Enfermagem.

De acordo com a Diretora do Instituto Leya de Educação Superior - iLeya, Kedma Villar, os cursos oferecidos trarão vivências para os alunos desde o primeiro semestre, contextualizando todo o conteúdo teórico na prática. Informou que a instituição possui excelência em infraestrutura, com instalações e laboratórios de ponta, além de um corpo docente composto por profissionais qualificados, com mestres, doutores e pós-doutores.

A respeito da participação do iLeya na ação social da escola 325 de Samambaia, Kedma disse que serão rotineiras. “A nossa intenção é estar sempre presente em ações semelhantes. São recompensadoras a prestação de serviços e orientações à população tão carente. Nesta ação, contamos com nossos coordenadores, professores, alunos e funcionários.”

I Semana de Enfermagem - A centralidade nas dimensões do cuidar

Objetivos: Discutir o que é o cuidar e o que é o cuidado para Enfermagem na sociedade atual, com base na historicidade, determinação social e constituição da enfermagem enquanto profissão. Conhecer, divulgar e disseminar experiências exitosas relacionadas ao cuidar nos âmbitos da assistência, do ensino, da investigação, da gestão e em outros cenários de atuação da enfermagem. Articular o cuidar com o trabalho da enfermagem, reforçando a saúde como direito do cidadão e dever do Estado.

Cronograma I Semana de Enfermagem da Escola de Saúde Unyleya

Data Horário Título Descrição
12/05 8h30 às 18h30 Jornada Científica A centralidade nas dimensões do cuidar
14/05 18h45 Palestra Campos de atuação da enfermagem - Enfº Júlio César
15/05 18h45 Palestra Multidisciplinariedade do cuidar - Profa. MSc Kátia Alves
16/05 18h45 Palestra Enfermagem do Futuro - Profa. MSc. Polyanne Aparecida
17/05 18h45 Palestra Dimensão cuidar no Programa Saúde da Família - Profa. Especialista Poliana Gesteira
18/05 18h45 Palestra As Dimensões do ensino e pesquisa na saúde - Profª Drª Luciana Mello
20/05 14h40 Ação Comunitária Humanização no cuidar - Alunos, corpo docente, diretoria e funcionários da Unyleya Lar de idosos Maria Madalena

Curso de Vias de Administração de Medicamentos

O objetivo do curso é promover ao estudante o conhecimento do protocolo de segurança do paciente e biossegurança do profissional e do ambiente em procedimentos de administração de medicamentos. Ao final do curso o estudante será capaz de identificar as vias de administração, de acordo com o volume e tipo de medicamento, e a realização da técnica correta na administração medicamentosa.

Pré-inscrição para curso de Vias de Administração de Medicamentos a se realizar em:

Turma 1 - 18/01/2019 - sexta-feira (vagas limitadas)

Turma 2 - 19/01/2019 - sábado (vagas limitadas)

IMPORTANTE: uso obrigatório de jaleco, vestes brancas e calçado fechado no dia do curso.
Carga-horária Horário
8 horas 8h30 às 12h30 e
13h30 às 17h30

Professora Karine Ataíde - doutoranda em Biologia Molecular e Celular Aplicada à Saúde pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Canoas-RS. Mestre em Genética e Toxicologia Aplicada à Saúde pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Canoas-RS. Pós-graduada em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria pelo Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição - CEEN/ PUC - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010). Graduada em Enfermagem pela Faculdade Integral Diferencial - FACID (2008). Trabalhou como docente do Curso de Enfermagem, participou do Comitê de Ética em Pesquisa e da coordenação editorial da Revista Saúde em Foco da Associação Teresinense de Ensino - Centro Universitário Santo Agostinho/UNIFSA. Coordenadora do curso de graduação em Enfermagem e do curso Técnico de Enfermagem da Escola de Saúde UNYLEYA.

CERTIFICAÇÃO

O Curso será certificado pela Escola de saúde Unyleya por meio do Instituto Leya de Educação Superior - ILEYA credenciado pela Portaria n° 362 do CNE/MEC, publicada no D.O.U. de 15/03/2017.

Imersão no manejo do paciente comprometido sistemicamente com avaliação de casos clínicos

Profa. Kátia Alves – especialista em Cirurgia Bucomaxilo Facial e em Oncologia Multiprofissional, mestra em Terapia Intensiva – habilitação em Odontologia Hospitalar e Doutoranda em Terapia Intensiva.

Data Horário Carga horária
15 e 16 de dezembro de 2018 das 8h às 13h e das 14h às 18h 18 horas

CURSO DE APLICAÇÃO DE INJETÁVEIS

Inscrição para curso de Aplicação de Injetáveis a se realizar em:

Turma 1 - 18/01/2019 - sexta-feira (vagas limitadas)

Turma 2 - 19/01/2019 - sábado (vagas limitadas)

Professora MsC. Anna Maly de Leão e Neves Eduardo Possui graduação em FARMÁCIA - ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS pela Universidade José do Rosário Vellano (2004). Especialização: Farmacologia Aplicada pela UFLA-MG. Mestrado: Ciências e Tecnologias em Saúde - UnB. Doutorado: Em andamento - UnB. Tem experiência em Análises Clínicas, na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Pública, Atenção Farmacêutica e Saúde Coletiva. Leciona disciplinas relacionadas aos cursos da área da saúde, como biologia celular, bromatologia, bioquímica, farmacologia e toxicologia. Orienta Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação e pós-graduação. Atualmente é coordenadora de cursos de Pós-Graduação da W-Pós Unyleya e do curso técnico em Farmácia da Escola de Saúde Unyleya.

Horário
* 8h às 13h - Aula teórica com contextualização e tempestade de conhecimento (parte presencial).
* 13h30 às 18h30 - Aula prática com os torsos no Laboratório de Enfermagem.